Momentos da Verdade: como impressionar seu cliente com uma boa história?

Momentos da Verdade: como impressionar seu cliente com uma boa história?

Desde que nos conhecemos por gente, escutamos histórias. As histórias nos ensinam e nos inspiram. Adquirimos conhecimento e experiências compartilhadas com as histórias. E há quem ouse a usar as histórias para embasar um argumento e até como estratégia de persuasão para atingir um objetivo. 


E as histórias podem ser contadas, lidas e até assistidas. Quem não adora um bom filme baseado em uma história real? Uma boa história é capaz de mexer com a nossa imaginação, viajamos por meio de pensamentos que surgem durante o enredo e até nos emocionamos. Sim pessoal… uma boa história tem esse poder!


A maneira como é contada e quem a conta também faz muita diferença! Não nascemos todos com o dom de ser um storyteller como Forrest Gump, mas todos podemos aprender a importância de uma história bem contada. E isso inclui o mundo dos negócios.


As empresas que já perceberam o quanto boas histórias impactam seus clientes, fazem bom uso dela. O sucesso na apresentação de uma marca, um lançamento de um produto, a abordagem comercial e a retenção de clientes está diretamente ligada na maneira como certas histórias são contadas. Quem não se lembra de algum comercial de Natal da Coca-Cola? Ou aquela mensagem motivacional da Nike nas Olimpíadas? É puramente Storytelling.


Não é à toa que existem marcas diferentes de um mesmo produto que se sobressaem mais que as outras. Empresas com uma equipe de vendas enxuta faturam muito mais que outras com equipes espalhadas por vários lugares. Fora a preferência do consumidor, que já foi mais do que comprovado que não é o preço que determina o seu favoritismo se o valor do produto ou serviço satisfaz a suas necessidades e desejos.


Bom, mas então por onde começar? Que história contar? E como contar? 


Toda marca, produto ou serviço nasceu de algum lugar, certo? Mas nem sempre isso é introduzido na cultura da empresa. Profissionais são contratados para criar conteúdos de marketing, trabalhar com a vendas ou até desenvolver novas linhas de produtos, e…. pasmem! Não sabem nem de onde veio esse produto.


A oobex consegue resgatar os pilares de um produto junto às empresas através da solução Momentos da Verdade. Essa é a origem que se precisa resgatar para se escrever uma boa história a ser contada, baseado na essência de uma marca, e de como deve ser reconhecida pela audiência.

 

E essa é outra questão: a audiência. Para quem contar histórias? O que mais ouvimos são empresas se queixando que não conseguem vender, mas também não conhecem seus clientes. Não sabem para quem podem ou devem abordar e aí sim contar sua história. Se não houver um processo estruturado de qualificação do público-alvo e de como vai contar a sua história: perda de tempo e dinheiro é o seu resultado. 


Com a solução Visão Sistêmica, a oobex consegue organizar o fluxo de prospecção, vendas e atendimento do seu time de maneira eficaz, escalável e sustentável. Não é a quantidade de histórias que se conta por aí que vai trazer resultados, e sim a qualidade de como elas são compartilhadas e o envolvimento do seu público-alvo. 


E tem mais: a abordagem. Como mencionado acima, não é todo mundo que nasce com o dom de contar histórias. Mas todo mundo pode ser capacitado com boas técnicas e metodologias.


Curioso para saber por onde começar a contar a sua história?


Responda o Diagnóstico Gratuito e os nossos especialistas da oobex já conseguirão saber se o que você precisa é de uma boa história, se precisa descobrir por onde anda a sua audiência ou se os seus contadores de histórias precisam de uma inspiração para impactar melhor os seus clientes. 


Sim, eu sei. Você possui muitas dúvidas, não é? Vem com oobex! Nós temos a resposta.